Últimas Notícias »

Votar

NOTÍCIA REGIONAL => Caixa Solidária atrai olhares de outros municípios

NOTÍCIA REGIONAL => Caixa Solidária atrai olhares de outros municípiosClique para Ampliar
   Projeto foi lançado em Criciúma no mês de dezembro, já é sucesso e teve suas primeiras doações coletadas no fim do mesmo mês. O projeto Caixa Solidária, iniciado pioneiramente no Brasil pela Prefeitura de Criciúma em dezembro de 2015 e que tem cunho socioambiental, atraiu a atenção da Secretaria de Assistência Social de Balneário Camboriú, da APAE de Florianópolis e do vereador da cidade de Blumenau, Cezar João Cim. Profissionais destas cidades entraram em contato com o coordenador do programa, Mateus Rossi, em busca de informações sobre o funcionamento do projeto.

De acordo com o prefeito Márcio Búrigo, a procura de outras cidades mostra que Criciúma está no caminho certo com a instalação desses containers em pontos estratégicos. “Essas caixas têm organizado a questão das doações na nossa cidade. Além disso, tem a questão ambiental, já que as roupas que não podem ser doadas são levadas para um local correto. Nosso objetivo, com certeza, está sendo alcançado, pois atraímos olhares de pessoas de fora, o que nos deixa imensamente felizes”, declara Búrigo.

O Projeto de Lei n° 55/2015, de autoria do Governo Municipal, foi indicado pelo vereador Daniel Freitas. A lei permite que as caixas coletoras sejam instaladas em locais públicos e explica a função de cada um dos parceiros
do projeto.

Segundo o coordenador, o projeto que funciona através de uma parceria entre Administração Municipal e a ONG Cidade em Ação, chamou a atenção por ser uma opção segura para quem quer realizar doações. “Os municípios têm nos procurando para entender melhor o funcionamento do projeto, já que a cidade de Criciúma foi a primeira a recebê-lo em todo Brasil. A cidade de Blumenau já pediu que nos deslocássemos até lá para mostrar o funcionamento. A empresa Librelato já estuda colocar em produção mais containers, devido à demanda de pedidos de outros municípios”, relata Rossi.

Para o vice-presidente a APAE Florianópolis, Ricardo Mendonça, a ideia de obter recursos para realizar manutenção na instituição que trabalha, já mostra o quão grandioso é o projeto. “Nos chamou a atenção esse projeto que
possibilita que consigamos arrecadar fundos para realizar manutenções na APAE. Essa caixa solidária nos possibilitará além de conseguirmos roupas para os nossos alunos, podemos realizar um bazar, onde fica possível
angariar fundos para investimentos na instituição. Vamos ver a apresentação do Mateus em breve, e se conseguirmos parceiros, vamos instalar as caixas”, comenta Mendonça.

As cinco caixas coletoras, que estão instaladas no Parque das Nações, Praça Nereu Ramos, Praça do Congresso, Terminal Central e Terminal do Pinheirinho, tem seduzido centenas de criciumenses, que até o momento
doaram mais de 10 mil peças, entre roupas, calçados e cobertores, que após triagem, serão encaminhados para famílias carentes da região carbonífera.

Parceria Criciúma X Itália

O projeto que hoje é realizado na cidade de Criciúma, é fundamentado através de um programa que é realizado na Itália. Uma conversa entre coordenador do projeto “Caixa Solidária” e o coordenador da ONG Caritas Italiana, Oscar Marguerettaz, firmou uma parceria entre as duas cidades. A partir de agora, haverá troca de informações constantes sobre o funcionamento do programa. “Entregamos ao coordenador uma carta de agradecimento enviada pelo prefeito Márcio Búrigo e todos os envolvidos. Esta foi a forma que encontramos para agradecer pelas informações que eles nos repassaram”, destaca Rossi.

Enviar para Amigos | Comente | Imprimir

Fone


O que você espera para o ano de 2018


Olá já curtiu?