Últimas Notícias »

Votar

Governo Municipal completa um mês à frente da administração do abastecimento de água

Governo Municipal completa um mês à frente da administração do abastecimento de águaClique para Ampliar
O Governo Municipal de Morro da Fumaça completa nesta quinta-feira, 17, um mês à frente da administração do abastecimento de água do município. Desde então, a equipe da Atlantis, empresa contratada de forma emergencial para operar o sistema, trabalha nas melhorias em diversos bairros da cidade.

O Município assumiu o sistema de água e esgoto após carta de ordem expedida pelo Tribunal de Justiça (TJ-SC), depois disso, o Governo Municipal apresentou a notificação para dar início à nova gestão.

O diretor da Morro da Fumaça Saneamento, engenheiro Rogério Sorato, salienta que o primeiro mês serviu para buscar deixar tudo em ordem e de muitas ações emergenciais para atender a comunidade. “Identificamos
diversos pontos com problemas, como exemplo, podemos citar as Estações de Tratamento de Água (ETAs), os filtros que há anos não passam por manutenção, o que acaba gerando maior gasto de água porque é necessária a realização de retrolavagem frequentemente. Faltam motores bombas reservas
que serão colocados nos próximos dias, entre tantas outras coisas que estamos trabalhando para solucionar”, comenta.

As duas ETAs, inclusive, passarão por uma ampla reforma em breve. Além destes trabalhos que melhoram o abastecimento de água, o Município também fará a reforma da sede. “Em breve a comunidade terá um lugar adequado para ser atendido”, destaca.

Nesta semana, um mutirão é realizado para colocar as ligações de água em dia. Conforme Sorato, havia 21 ligações a serem feitas e, segundo usuários, alguns estavam na fila desde setembro de 2017.

O prefeito Noi Coral ressalta que o que o estudo apontou foi confirmado. “A rede de abastecimento de água é precária, faltou investimento. Queremos expandir a nossa cidade, vão surgir novos loteamentos, empresas vão querer se instalar aqui e, se continuássemos daquela forma, não teríamos água para
disponibilizar”, enfatiza.

A média de arrecadação do sistema é de aproximadamente R$ 400 mil ao mês. “Agora este recurso fica no município para ser investido nas melhorias necessárias. Se o sistema não receber investimentos, não tem como a cidade crescer”, comenta o prefeito.

proximação com a comunidade

O vice-prefeito Eduardo Guollo cita outro ponto favorável na municipalização do abastecimento. “Uma das vantagens é a aproximação com a comunidade. Os nossos profissionais estão sempre nos bairros ouvindo quais são as prioridades para os moradores para buscarmos resolver. Antes eles tinham dificuldades de contato para solucionar determinadas questões”, cita.

Contrato

Para garantir a funcionalidade do sistema de abastecimento de água de Morro da Fumaça, o Governo Municipal firmou um contrato emergencial com a Atlantis Saneamento por seis meses, para realizar a operação do sistema decaptação, tratamento, distribuição e atendimento comercial. “É preciso deixar claro que quem administra o abastecimento de água é o Município. A empresa foi contratada para operar o sistema”, explica Sorato.
 
Plantão

A Morro da Fumaça Saneamento disponibiliza telefones de plantão para quem tiver solicitações referentes ao abastecimento de água: 3434-5302 e o 99182-5179.

Enviar para Amigos | Comente | Imprimir

Fone


O que você espera para o ano de 2017


Olá já curtiu?